A semana 16 da NFL, penúltima semana da temporada regular, será especial com o Natal. Assim como a semana 15, haverá jogos no sábado, domingo e segunda-feira, três dias seguidos de futebol americano.

Além disso, a semana 16 é a última semana com os jogos noturnos, Thursday Night Football, Sunday Night Football e Monday Night Football na temporada. Na semana 17, todos os jogos serão nos horários de 16 e 19h.

A rodada começa hoje, 22/12/2016, o color rush de Thursday Night Football entre rivais de NFC East, Philadelphia Eagles (5-9) e New York Giants (10-4). O jogo também terá transmissão ao vivo pelo Twitter.

Apesar de o jogo não ter valor para os Eagles, os Giants seguem na briga pela pós-temporada. Uma vitória, classifica New York para os playoffs, além de deixar a briga pela divisão aberta, contra o Dallas Cowboys.

2016-12-22-nfl-semana-16-thursday-night-football-eagles-x-giants

Diferente da semana 15, a maior parte dos jogos acontecerão no sábado, 24/12/2016, véspera de Natal. Entre os jogos das 16h, destaques para cinco jogos de divisão. Buffalo Bills (7-7) e Miami Dolphins (9-5), ambos com chances de playoffs. Os Dolphins estão em posição mais confortável, já que, no momento, estão com a segunda vaga de playoff. As chances dos Bills são remotas, já que precisam de vitória e derrotas dos rivais nas próximas rodadas.

Ainda na AFC East, o campeão da divisão, New England Patriots (12-2), recebe o New York Jets (4-10), que já está eliminado. Porém, os Patriots têm interesse na vitória, para se consolidar como melhor time da AFC e garantir mando de campo nos playoffs.

Passando para AFC South, o Jacksonville Jaguars (2-12) recebe o Tennessee Titans (8-6), que segue vivo na briga pela divisão. Os Jaguars cumprem tabela, já que não tem chances de classificação .

Passando para NFC North, Green Bay Packers (8-6), segue na briga por playoffs e pela divisão, recebe o Minnesota Vikings (7-7), que ainda tem chances de playoffs como wild card. Dada as duas derrotas para o Detroit Lions, mesmo que os Vikings vençam as duas rodadas e os Lions percam as duas, o time de Detroit tem vantagem no confronto direto.

O último jogo entre rivais de divisão será entre Carolina Panthers (6-8) precisa da vitória e o líder Atlanta Falcons (9-5), times da NFC South. Para os Panthers, uma derrota significa eliminação, já que Carolina precisa de duas vitórias e de duas derrotas dos rivais (Packers, Tampa Bay Buccaneers, Washington Redskins, Vikings e New Orleans Saints) para conseguir a segunda vaga de wild card.

Os Redskins (7-6-1) tinham seu destino em suas mãos, mas a derrota no último Monday Night Football fez o time precisar de duas vitórias e derrotas dos times que estão à sua frente (Packers e Bucs). Para isso, precisa da vitória contra o Chicago Bears (3-11), em jogo no Soldier Field.

2016-12-24-semana-16-jogos-16h

Já nos jogos a partir das 19h, o Indianapolis Colts (7-7) visita o classificado Oakland Raiders (11-3). Os Colts precisam da vitória para se manterem vivos na briga por playoffs, apesar de pequenas chances de wild card, as chances reais para Indianapolis estão na divisão. Enquanto isso, os Raiders estão na disputa com os Patriots pela melhor campanha e vantagem no mando de campo.

Um pouco depois, às 19h25, Saints (6-8) e Buccaneers (8-6) fazem o outro confronto da NFC South. Só a vitória interessa para os dois. Derrota, deixa os Saints fora dos playoffs. Os Bucs têm situação menos complicada, já que estão fora da posição de wild card por critérios de desempate. Mesmo assim, uma derrota pode complicar as coisas para o time da Florida.

Los Angeles Rams (4-10) e San Francisco 49ers (1-13) fazem o primeiro confronto da NFC West. Porém, o jogo só vale pela rivalidade da divisão, já que ambos estão fora, com campanhas negativas.

Fechando o horário, o segundo jogo entre rivais da NFC West, onde campeão, Seattle Seahawks (9-4-1), joga contra o Arizona Cardinals (5-8-1). O jogo não tem valor para os Cardinals, que já estão fora dos playoffs. Para os Seahawks, uma campanha melhor significa vantagem no mando de campo.

2016-12-24-semana-16-jogos-19h

O jogo da noite será entre Houston Texans (8-6), líder da AFC South, contra o Cincinnati Bengals (5-8-1). Jogo importante para os Texans, pois uma derrota pode significar perda da liderança da divisão. Houston deve jogar com seu quarterback reserva, já que Brock Osweiler tem se apresentado abaixo da expectativa. Os Bengals só cumprem tabela.

2016-12-24-semana-16-texans-x-bengals

Domingo, dois jogos entre rivais de divisão. Às 19h30, Pittsburgh Steelers (9-5) e Baltimore Ravens (8-6) jogam pela liderança da AFC North. Além disso, vitória dos Steelers garante o título da divisão, enquanto a vitória dos Ravens deixa o time na liderança, mas precisando vencer o último jogo ou torcendo por tropeço de Pittsburgh na última rodada, para se assegurar como líder.

No Sunday Night Football, Kansas City Chiefs (10-4) joga contra o Denver Broncos (8-6) para garantir classificação aos playoffs, pelo menos como wild card. Para os Broncos, o jogo é de vida ou morte. A vitória mantém Denver na briga por wild card, enquanto a derrota, praticamente elimina o time.

2016-12-25-semana-16-natal

Fechando a semana 16, Dallas Cowboys (12-2) recebe o Detroit Lions (9-5) no Monday Night Football. A vitória garante o título da NFC East para os Cowboys, enquanto deixaria os Lions muito próximos do título da NFC North.

2016-12-26-nfl-semana-16-monday-night-football-cowboys-x-lions

Anúncios