No próximo domingo, 22/01/2017, ocorrem as finais de conferência, jogos que decidirão os dois times que irão à Houston, para jogar o Super Bowl LI.

O primeiro jogo será a NFC Championship, entre Atlanta Falcons e Green Bay Packers, último jogo do Georgia Dome, que será substituído pelo Mercedes-Benz Stadium.

Por jogar em casa, os Falcons levam vantagem, ainda mais depois de Matt Ryan levar o título de MVP e jogador ofensivo do ano, decididos pela Pro Football Writers of America (PFWA). A PFWA é uma organização com escritores de futebol profissional, com o objetivo de promover e levar informações sobre a NFL para o público.

Do outro lado, os Packers vêm embalados após sua oitava vitória seguida! Aaron Rodgers continua voando e será o principal jogador de Green Bay. Um problema para os Packers é a possível ausência de três wide receivers, Jordy Nelson (que participou do treino com limitações, após fratura de costela em jogo de Wild Card), além de Devante Adams e Geronimo Allison, que não participaram dos treinos da semana.

Tudo pelo Futebol Americano - NFL - 22/01/2017 - Finais de Conferência - NFC Championship - Falcons x Packers

Na sequência do primeiro jogo, vêm o AFC Championship, jogo decisivo da conferência americana entre o New England Patriots e Pittsburgh Steelers. Ambos os times têm 8 títulos e lideram a conferência nesse quesito. Logo, o time vitorioso, além de garantir vaga no Super Bowl, será o maior vencedor da AFC.

Os Patriots jogam para manter uma escrita pessoal de Tom Brady contra os Steelers. O quarterback nunca perdeu para o rival no Gillette Stadium. O fator casa faz os Patriots serem os favoritos a conquistarem a conferência em sua sexta aparição seguida.

Porém, os Steelers precisam ser respeitados, já que são os maiores vencedores do Super Bowl, com 6 títulos. Apesar de Le’Veon Bell não participar dos treinos da semana, Mike Tomlin confirmou que a ausência foi por motivos pessoais. Além de Bell, Ben Roethlisberger, Antonio Brown, além de James Harrison e Ladarius Green (ambos perderam o treino por causa de pequenas lesões) estão confirmados para o jogo.

A semana dos Steelers ainda teve uma polêmica envolvendo Brown, que durante o discurso da vitória no vestiário do time, fez uma transmissão ao vivo em uma de suas redes sociais. Isso gerou revolta em Tomlin e wide receiver usou novamente as redes sociais para se desculpar. Esse tipo de situação poderia ser utilizada pelos Patriots, como uma motivação a mais. Porém, Bill Belichick falou não conhecer o vídeo e estar com foco total na partida.

playoffs-2016-2017-01-22-afc-championship-patriots-x-steelers

O jogo entre Patriots e Steelers ainda têm outro destaque, a batalha entre Brown e Malcolm Buttler, cornerback dos Patriots. Tanto que virou um comercial nos Estados Unidos.


Pelo esperado, os dois jogos serão equilibrados, com os dois times mandantes levando pequena vantagem. Apesar disso, não há nada certo! A única certeza é que o Super Bowl terá dois representantes dignos do jogo.

Anúncios