Tudo pelo Futebol Americano

Site sobre futebol americano, com notícias e resultados da NFL e do FABR

Pontuação do Futebol Americano

A pontuação do futebol americano é bem simples. Existem apenas três formas para pontuação: touchdown, field goal e safety. Vamos a cada uma delas:

Touchdown – 6 pontos

O touchdown é a maior pontuação do jogo. Ele vale 6 pontos e acontece quando um jogador com a posse de bola faz a bola cruzar o plano de gol, um plano imaginário localizado na linha de entrada da endzone. Outra forma de se fazer um touchdown é através de um passe para um jogador que esteja dentro dessa mesma endzone. Mas para que a pontuação seja válida, o recebedor do passe precisa ter a posse da bola. Ou seja, o jogador precisa ter o controle completo da bola e ter encostados os dois pés no chão.

Após o TD, cada time tem duas escolhas para ponto extra (extra point): chute ou outro TD:

  • O chute extra vale 1 ponto a uma distância aproximada de 15 jardas (até 2014- 2015 a bola saía da linha de 2 jardas);
  • Um segundo TD vale 2 pontos e a bola é colocada na linha de 2 jardas.

Lead Touchdown GIF - Find & Share on GIPHY

Assim, com o TD, o time de ataque pode somar três diferentes pontuações:

  • 6 pontos – se errar alguma das opções de ponto extra;
  • 7 pontos – se converter o chute extra;
  • 8 pontos – se converter o TD extra.

Após a tentativa do ponto extra, o time atacante devolve a bola através de um novo Kick-off.

Field Goal – 3 pontos

O field goal (FG) é uma tentativa de pontuação quando o time que tem a posse de bola não consegue atingir a endzone e ao mesmo tempo, está localizado em uma região do campo que seja possível executar o chute com uma chance menor de erro. O objetivo deste chute é acertar a bola dentro do “Y” existente em cada endzone do campo.

Normalmente, um field goal é executado a uma distância aproximada de 8 jardas da posição da bola, sem esquecer de somar as dez jardas da endzone. Por exemplo, se o time conseguiu avançar até a linha de 20 jardas, o chute terá uma distância aproximada de 38 jardas.

Se o time acerta o chute, soma 3 pontos na sua pontuação e devolve a bola para o outro time através de um novo kick-off. Se o time erra o chute, o outro time começa com a posse de bola exatamente na linha onde a bola estava. No exemplo do chute na linha de 20 jardas, se o time erra o FG, o outro time começa sua campanha exatamente nessa mesma linha de 20 jardas.

Weekend Report GIF - Find & Share on GIPHY

Safety – 2 pontos

O safety é uma pontuação realizada exclusivamente pelo time de defesa. Essa pontuação ocorre quando o quarterback (QB) com a posse de bola é derrubado dentro da endzone ou sai do campo. Ela pode ocorrer quando o time com a posse de bola começa sua campanha muito próximo à sua endzone. Outra jogador também pode sofrer um safety, se ele tiver a posse de bola, e sofrer um tackle dentro de sua própria endzone.

Diferente das outras pontuações, se o time A consegue um safety contra um time B, o time A receberá a posse de bola. Note que nas outras pontuações, o time B (que sofreu a pontuação) receberia a posse de bola.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

 

Anúncios
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: