Tudo pelo Futebol Americano

Site sobre futebol americano, com notícias e resultados da NFL e do FABR

Posições do futebol americano

Página do Tudo pelo Futebol Americano falando sobre as posições do futebol americano, em cada uma das formações ou times (de ataque e de defesa) de uma equipe. Uma equipe de futebol americano é formada, em média, por aproximadamente 60 jogadores, e divididos em três times: o time de ataque, o time de defesa e o time de especialistas. Aprenda mais sobre cada um deles.

Cada equipe entra em campo com 11 jogadores de cada lado. De acordo com o momento do jogo, uma equipe entra com o time de ataque, automaticamente a outra entra com o time de defesa, dependendo de quem possuir a posse de bola. O time de especialistas entra em situações específicas: troca de posse de bola (realização de punt), tentativa de ponto extra, tentativa de field goal e no kickoff. Os kickoffs são realizados para iniciar o jogo (primeiro e terceiro quartos) ou após pontuações de campo.

Além cada posição do futebol americano ter uma função específica dentro de campo, cada uma delas têm um intervalo com uma numeração definida. Isso ajuda a identificar em qual posição joga cada jogador. Entenda mais sobre os times de ataque, defesa e especialistas! Ainda mais, conheça mais sobre cada uma das posições do futebol americano.

Time de ataque

O time de ataque é composto por jogadores chaves, como quarterback, running back, tight end, wide receiver, além de jogadores da linha ofensiva, que são o center, offensive guard (right left, do inglês, direita e esquerda) e offensive tackle (right e left, do inglês direita e esquerda).

Veja cada um deles:

Quarterback (QB)

Números: 1 a 19

O quarterback é o principal jogador do time de ataque, no futebol americano. Ele recebe ordens do Head Coach, como as escolhas de jogada de ataque, e dita o ritmo do time de ataque.

Após a escolha da jogada, ele passa a mensagem para os seus jogadores e eles devem se mover para que ele possa fazer o passe para algum jogador elegível¹, entregar a bola para um running back ou até mesmo correr com a bola.

Ele se localiza logo atrás do center, que o entrega a bola para começar a jogada. Ao dar início à jogada, o quarterback fica protegido pelo pocket, uma espécie de proteção ao QB, onde os jogadores da linha ofensiva formam uma proteção ao redor do QB, para que ele tenha tempo para lançar a bola. Assim, temos o left tackle, letf guard, center, right guard e right tackle.

¹ – Para um jogador se tornar elegível, ou seja, apto para receber um passe, ele deve avisar aos juízes a cada snap.

Running back (RB)

Números: 20 a 49

O running back é o jogador principal para o jogo corrido. Normalmente, ele se posiciona diretamente atrás do quarterback, ou ema posição diagonal, para dar ângulo à sua corrida.

Há dois tipos de running back, o half back (HB) e o full back (FB). Quando há apenas um running back na jogada, ele é chamado half back (HB). Em geral, o half back é um jogador atlético, capaz de correr aliando velocidade e força. Quando, na formação ofensiva tem um segundo running back, esse jogador é conhecido como full back (FB). Este jogador usa apenas a força para correr. Até o perfil físico é diferente.

Apesar de jogadores de ataque, o running back, se perceber que não será usado na jogada, correndo ou recebendo o passe, ele deve ajudar a proteger o quarterback. Ou, no caso do full back, proteger a corrida do half back e/ou o quarterback.

Tight End (TE)

Números: 40 a 49; 80 a 89

O tight end é um jogador que atua como recebedor ou defensor quando a jogada começa. Ofensivamente, ele pode virar um alvo do quarterback, receber passes e correr para conquistar jardas. Defensivamente, ele também pode atuar na proteção ao quarterback, para impedir que os defensores o atrapalhem, derrubem ou interfiram no passe.

Wide Receiver (WR)

Números: 10 a 19; 80 a 89

Os wide receivers são os principais alvos dos quarterbacks. Eles são jogadores que se posicionam mais aberto, próximos à side line ou mais afastados ao quarterback. Basta ver a formação ofensiva do time. O perfil desejável para esse jogador é velocidade, altura e habilidades para conseguir pegar passes no meio da linha defensiva adversária.

Mais do que a habilidade técnica e atlética, o wide receiver precisa avaliar a jogada, para perceber a pressão em cima do quarterback, e fazer ajustes para que possa receber passes de seu QB.

Center (C)

Números: 50 a 79

O center é o jogador central da linha ofensiva. Ele é responsável por fazer o snap, que é o movimento que inicia a jogada, quando ele joga a bola para o quarterback.

Porém, sua principal função é analisar o time de defesa e fazer os ajustes defensivos. Al´m disso, ele tem que dar sustentação ao pocket. Por ser o jogador central, ele precisa ser muito forte, para segurar o avanço dos jogadores de defesa, que tentam atrapalhar a jogada do time de ataque.

Offensive guard (OG)

Números: 50 a 59; 60 a 79

Os offensive guards ou, simplesmente, guards são os jogadores que se posicionam aos dois lados do center. Eles formam a primeira linha de proteção do pocket, para evitar que os jogadores de deve, defensive tackles, defensive ends e até linebackers, cheguem ao quarterback.

Offensive tackle (OT)

Números: 60 a 79

O offensive tackle é o último tipo de jogador quem compõem o pocket. Ele tem uma função muito importante na linha ofensiva, porque protegem o ponto cego do quarterback. Enquanto o QB está olhando seus jogadores para receber o passe, os offensive tackles devem impedir que qualquer jogador de defesa ataquem o QB pelas costas ou de um ponto fora de seu campo de visão.

O time ofensivo de futebol americano costuma jogar com dois offensive tackles, um pela direita, chamado right tackle (RT) e outro pela esquerda, left tackle (LT).

Distribuição do time de ataque

Esse é um exemplo de como os jogadores se alinham para realizar uma jogada ofensiva. Essa formação é chamada formação em “I”.

Time de ataque no futebol americano

Posições do futebol americano - Time de ataque no futebol americano.

Time de defesa

Um um time de defesa, normalmente, é formado pelos jogadores das seguintes posições: defensive ends, defensive tackles, linebackers, cornerbacks e safeties.

A primeira linha de defesa, chamada linha defensiva, é formada por sete jogadores, composta por defensive ends, defensive tackles e linebackers. Já a segunda linha de defesa, chamada de linha secundária, é formada pelos jogadores chamados defensive backs: cornerbacks e safeties.

Defensive end (DE)

Números 60 a 79; 90 a 99

O defensive end é o jogador mais aberto da linha defensiva. São utilizados dois jogadores, um pela esquerda (LE – left end) e um pela direita (RE – right end). O seu objetivo é atrapalhar o quarterback adversário, seja no passe ou na realização do sack (quando um jogador de defesa derruba o QB adversário) ou impedir o jogo corrido do time de ataque.

Defensive tackle (DT)

Números: 60 a 79; 90 a 99

O defensive tackle são jogadores mais centralizados na linha defensiva. Assim como os defensive ends, seu objetivo é atrapalhar o quarterback adversário, além de impedir o jogo corrido.

Os jogadores dessa posição também podem ser chamados de nose tackle (NT).

Linebacker (LB)

Números: 50 a 59; 90 a 99

São os jogadores de defesa que se posicionam exatamente atrás dos defensive tackles e defensive ends. Seu principal objetivo é derrubar ou atrapalhar os jogadores correndo pelo meio do campo, sejam running backs, tight ends ou wide receivers. Porém, durante uma jogada chamada blitz, esses jogadores podem fazer parte do pass rush* e ir em direção ao quarterback adversário.

Os linebackers podem ser chamados de OLB (outside linebackers) ou ILB (inside linebackers). A diferença básica entre eles é a sua posição de campo durante a jogada. Porém, os OLBs tem maior responsabilidade de tentar derrubar o quarterback, enquanto os ILBs devem parar qualquer corrida no centro do campo.

Cornerback (CB)

Números: 20 a 49

O primeiro tipo de posição na linha secundária de defesa é o cornerback. Estes são os jogadores responsáveis por marcar os wide receivers e impedir passes completos. Esse tipo de jogador deve ser muito ágil e veloz para defletir ou interceptar os passes do quarterback adversário.

Satefy (S)

Números: 20 a 49

Os safeties são os últimos jogadores da linha de defesa de um time de futebol americano. Eles atuam como apoio e ajudam os cornerbacks na marcação de qualquer jogador da linha ofensiva adversária, que esteja livre.

Esses jogadores podem ser chamados free safety (FS) ou strong safety (SS). A principal diferença está no tipo de jogador marcado, onde o strong safety tende a marcar tight ends ou running backs que tenham passado dos marcadores

Distribuição do time de defesa

Veja a distribuição de um time de defesa, na formação 4×3. A posição dos cornerbacks varia de acordo com o posicionamento dos wide receivers adversários.

Time de defesa no futebol americano

Posições do futebol americano - Time de defesa no futebol americano.

Time de especialistas

O time de especialistas é uma mistura entre os jogadores da linha ofensiva e da linha defensiva, de acordo com a situação em que entram em campo. Quando um time vai realizar um punt ou um field gol, os jogadores da linha ofensiva entram em campo enquanto que os jogadores de linha defensiva entram no time adversário.

Além desses jogadores, o time de ataque pode contar com o long snapper, o holder, o kicker e o punter. Já o time de defesa, em casos de kickoff e punt, pode usar um punt ou kick returner (retornador de punt e retornador de kickoff), que costuma ser um wide receiver ou running back.

Long Snapper (LS)

A posição de long snapper é uma das principais no time de especialistas. Durante a execução de um punt ou field gol, ele é o responsável por acertar um snap longo, em torno de 7 a 8 jardas da linha de scrimmage, nas mãos do holder ou do punter.

Holder (H)

Holder é o jogador que segura e posiciona a bola para kicker realizar uma tentativa de field goal. Seu trabalho é muito importante, pois ele tem que estar coordenado com o movimento de chute do kicker, além de posicionar a bola no ângulo correto e com os cordões da bola “para fora”, de forma que não atrapalhe o chute.

Em muitos times, jogadores reservas, como quarterback ou punter, fazem esse papel.

Kicker (K)

Números: 1 a 19

O kicker é o jogador responsável por chutar a bola em tentativas de field goal ou em kickoffs.

Punter (P)

Números: 1 a 19

O punter é o jogador que realiza um chute de devolução (punt), quando o time de ataque não consegue avançar as jardas necessárias para garantir o firs down (ou primeira decida). Quando o time sofre um Safety (quando o QB cai com a bola dentro da endzone ou qnd outro jogador de ataque volta pra endzone e é derrubado), o punter é responsável por fazer a devolução, deixando a bola cair no chão, antes de chuta-la.

Especialista de Kickoff

Apesar do kicker e do punter, um time pode optar por ter um especialista em kickoff. Um tipo raro de jogador.


Logo - Tudo pelo Futebol Americano

Anúncios
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: