Tudo pelo Futebol Americano

Tudo sobre futebol americano, NFL, times e jogadores, com notícias, informações, regras e rodadas.

Regras do Futebol Americano

Para começar a entender o esporte, é necessário entender as regras do futebol americano, mesmo que começando pelas regras básicas. O resto é aprendido com o tempo e assistindo aos jogos.

Apesar de existirem outras regras do futebol americano, como as regras da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), esse guia de regras foi montado a partir das regras definidas pela National Football League, por ser a mais popular e mais famosa aqui no Brasil. No fim desta página, você encontrará mais informações sobre outras regras do futebol americano.

O livro de regras do futebol americano usadas pela NFL, pode ser baixado direto em sua página de regras. Este livro consiste em um documento com 79 páginas que apresenta 18 regras:

  1. Campo;
  2. Bola;
  3. Definições;
  4. Tempo de jogo;
  5. Jogadores, reservas, equipamento e regras gerais;
  6. Free kicks;
  7. Bola em jogo, bola parada e linha de scrimmage;
  8. Passe para frente, para trás e fumble;
  9. Scrimmage kick;
  10. Oportunidade para pegar a bola de um chute e o fair catch;
  11. Pontuação;
  12. Comportamento de jogador;
  13. Comportamento de comissão técnica (não jogadores);
  14. Penalidades;
  15. Juízes e replay;
  16. Procedimentos para o tempo extra (Overtime – OT);
  17. Emergência;
  18. Guia para Capitães.

Além dos extras: resumo de faltas, tabela de código de faltas e abreviações e sinais oficiais.

Muita informação, não é mesmo? Mas não se assuste! Existe uma maneira mais fácil para começar a entender o jogo. O básico é entender como funciona o jogo! Em resumo, um time é composto por 11 jogadores, onde cada jogador tem uma posição e uma função. Durante o jogo temos dois times, o time qua ataca (com a posse de bola) e o time que defende.

Regras do Futebol Americano – NFL

Leia a seguir um resumo do que é importante saber sobre as regras do futebol americano. Começando por uma descrição do campo, chegando ao que é o “First Down”, seguido da duração de uma partida, pontuação, turnovers até o overtime, que é a prorrogação.

Campo

O campo de jogo para o futebol americano é apresentado na abaixo:

TPFA - Regras do Futebol Americano - Campo de Futebol Americano

Campo de futebol americano.

Onde cada traço menor, corresponde a uma jarda e uma linha vertical é o somatório de 5 traços, totalizando 5 jardas.

No total, o campo possui 120 jardas de comprimento (360 pés), considerando as duas end zones. Cada end zone possui 10 jardas, consideradas a partir da linha branca que limita o campo. Assim, o campo de jogo possui 100 jardas. Já em largura, o campo possui 53,33 jardas (160 pés). Os traços indicadores de jardas centrais, se localizam a 23,63 jardas (70 pés e 9 polegadas) de cada lateral.

Durante o jogo, quando o time de ataque se aproxima da parte final do campo, ou alcança a linha de 20 jardas do campo de ataque, ele entra na chamada redzone.

First Down (“Primeira Descida”)

Entre as regras do futebol americano, a mais importante e que precisa ser entendida primeiro,  é como funcionam os “downs” ou descidas.

O time de ataque é o time que contém o quarterback (QB) que é o líder técnico dentro de campo. Ele é o principal jogador, responsável por chamar as jogadas dentro de campo, de acordo com a comunicação com seu head coach e outros técnicos.

O objetivo do jogo é pontuar mais que o adversário. Para pontuar, o time precisa atravessar o campo para tentar o touchdown ou o field goal. Para isso, o time que possui a bola tem 4 chances para andar 10 jardas. Só lembrar disso! Cada uma dessas 4 chances são chamadas downs. Para conseguir essas 10 jardas, o time de ataque tem um livro de jogadas que contém jogadas com corridas, passes e outras jogadas com nomes específicos. Dependendo da posição do time no campo, a quarta jogada costuma ser o punt, que consiste em um chute para jogar a bola para longe da sua end zone. Jogadas básicas:

  1. Corrida – o QB deixa a bola com um running back (RB) e este tenta correr o máximo possível sem perder a bola;
  2. Passe – o QB pode executar apenas um passe para frente (atrás da linha de scrimmage e inúmeros para trás) para algum jogador que esteja elegível para receber o passe. Esses jogadores podem ser wide receivers (WR), tight ends (TE), full backs (FB) e até mesmo os running backs (RB).

Vale lembrar que o time de defesa está lá para evitar que o time com a posse de bola avance! Assim como o time de ataque, o time de defesa também possui seu livro de jogadas defensivas para impedir o avanço do time adversário. Essas jogadas incluem marcações individuais a certos jogadores, marcação por zona, blitz ao quarterback, entre outras. Algumas jogadas de defesa:

  1. Tackle – técnica para derrubar o adversário com a bola;
  2. Sack – quando um tackle é feito no QB que possui a posso de bola;
  3. Interceptação – quando um jogador de defesa pega o passe do QB adversário, roubando a bola sem deixa-la cair no chão;
  4. Fumble – quando um jogador de defesa rouba a bola dominada por algum jogador do time de ataque adversário.

Além dos times de ataque e defesas, existe o time de especialistas. Eles entram em campo em algumas situações, como o kickoff e o punt. Há dois objetivos entre os times de especialistas:

  • Time que recebe a bola – tentar ganhar o máximo possível de jardas, para permitir que seu time de ataque esteja em uma posição mais favorável
  • Time que chuta a bola – tentar evitar que o time que recebe a bola avance e o deixe em uma posição desfavorável

Duração do jogo

O jogo é dividido em 4 quartos de 15 minutos cada um (onde o primeiro tempo consiste dos dois primeiros quartos e o segundo tempo consiste dos dois últimos). De forma geral, o tempo pára em faltas, passes incompletos, troca de times (troca da posse de bola) e pedidos de tempo (time out) – onde cada time pode pedir até 3 por tempo.

Durante o segundo e o último quarto, quando o tempo fica inferior a 6 minutos, quando o jogador de ataque com a posse de bola sai do campo, a contagem regressiva do tempo também pára. Também durante esses dois quartos, existe o 2-minute warning, que é uma indicação do fim do primeiro tempo ou do fim do jogo.

Se ao final do tempo regulamentar, o placar continuar empatado, haverá um tempo extra (Overtime – OT) de mais 15 minutos. Durante a temporada regular, se o placar continuar empatado os dois times contabilizarão o empate. Durante a pós-temporada, o jogo se prorroga até termos um vencedor.

Pontuação

A pontuação do futebol americano é bem simples. Existem apenas três formas para pontuação: touchdown, field goal e safety. Entenda cada uma delas na página sobre Pontuação, do Tudo pelo Futebol Americano.

Turnovers

Os turnovers são os erros cometidos pelas equipes de futebol americano, onde a equipe que possui a posse de bola, perde essa posse, entregando ao time adversário, a chance de atacar. Existem três tipos de turnovers. Os mais comuns são o fumble e a interceptação. Porém, ainda existem outros dois, o turnover em downs e o erro de field goal.

  • Interceptação – quando um jogador de defesa pega o passe do QB adversário, roubando a bola sem deixa-la cair no chão
  • Fumble – quando um jogador de defesa rouba a bola dominada por algum jogador do time de ataque adversário
  • Turnover em downs – quando uma equipe não consegue avançar as 10 jardas após a quarta descida. O time adversário começa sua jogada ofensiva no ponto máximo avançado pelo time adversário (última posição da linha de scrimmage)
  • Erro de field goal – muitas vezes, vemos uma tentativa longa de field goal. Assim como no caso do turnover em downs, quando uma equipe erra o chute, a equipe adversária começa seu ataque, posicionando a bola no ponto máximo avançado

Overtime

O Overtime (OT, tempo extra) é a prorrogação do futebol americano. Uma partida de futebol americano não pode terminar empatada após o fim de tempo regulamentar. Quando, ao término do quarto quarto, as duas equipes estiverem empatadas, tem início o Overtime. Durante a temporada regular, o OT é considerado um quinto quarto.

Veja como funciona o Overtime, segundo o livro de regras da NFL:

  1. PLACAR EMPATADO: se o jogo terminar empatado em jogos da NFL de pré-temporada, temporada regular ou pós-temporada, tem início o overtime, em estilo morte súbita.
  2. FIM DO TEMPO REGULAMENTAR: ao final do tempo regulamentar, o juiz deve realizar o toss (cara ou coroa) no centro do campo, para decidir quem começa o overtime. O capitão do time visitante escolhe o toss. Quando não há “time visitante” o juiz define quem escolhe o cara ou coroa.
  3. TEMPO EXTRA: o tempo extra deve começar em até 3 minutos após o fim do tempo regulamentar.
    1. Ambos os times terão direito à, pelo menos, uma posse de bola no tempo extra a não ser que:
      1. O time que receber a posse de bola conseguir um touchdown. Nesse caso, esse time será o vencedor.
      2. O time que chuta a bola conseguir marcar um safety. Nesse caso, este time será o vencedor.
    2. Se o time que receber a bola não conseguir pontuar na posse inicial, o próximo time a pontuar será o vencedor
    3. Se o time que recebe bola pela primeira vez fizer um field goal em sua posse inicial, o outro time (segundo time) terá a oportunidade de ter a posse de bola
      1. Se o segundo time marcar um touchdown, será o vencedor.
      2. Se o segundo time marcar um field goal, o próximo time que pontuar do será o vencedor
  4. OVERTIME NA PRÉ-TEMPORADA E TEMPORADA REGULAR:
    1. Haverá um tempo extra de 15 minutos. Caso, ao final desse tempo, nenhum dos times alcançar a pontuação necessária para vencer o jogo, o resultado será o empate.
    2. Cada equipe tem direito a dois time outs (pedidos de tempo).
  5. OVERTIME NA PÓS-TEMPORADA:
    1. Se o placar terminar empatado ao final do primeiro tempo extra, o jogo continuará, não importando quantos tempos extras (15 minutos) forem necessários.
    2. Em caso de novos tempos extras, haverá um intervalo de 2 minutos entre eles. Porém, ao final do segundo tempo extra, o capitão que perdeu o cara ou coroa terá direito de começar o jogo, caso o outro time não abandone.
    3. No final do primeiro e terceiro tempo extra, os times devem mudar de campo.
    4. Cada time terá direito a três pedidos de time out por tempo (a cada dois quartos).
    5. As regras de tempo (pausa no relógio e 2-minute warning) se aplicam ao segundo e quarto períodos da prorrogação.
    6. No final de um quarto período, haverá um novo cara ou coroa e o jogo continuará até aparecer o vencedor.
  6. JOGADORES DESQUALIFICADOS: estes jogadores não poderão entrar na prorrogação.
  7. REGRAS DO OVERTIME: todas as regras se aplicam, tirando as que foram definidas dentro das regras de overtime.

Variações das regras do futebol americano

As regras do futebol americano determinadas pela NFL não são as únicas regras existentes. Existem variações utilizadas no College Football e uma variação geral, determinada pela IFAF.

No College Football, as regras têm algumas diferenças em relação às regras do futebol americano profissional. Elas são determinadas pela NCAA (National College Athletic Association), através de um comitê de regras. O livro de regras, em inglês, possui 218 páginas e pode ser acessado gratuitamente.

A IFAF (International Federation of American Football), Federação Internacional de Futebol Americano, determina regras do futebol americano para diferente modalidades. Essas regras têm variações para cada uma das modalidades descritas no site da IFAF.

No site da entidade existe um guia de regras internacional para o futebol americano, para o flag football (versão onde cada jogador joga com uma bandeira, ou “flag”, onde basta pegar a bandeira do jogador com a posse de bola, que a jogada pára) e para beach football (versão jogada na praia).


Logo - Tudo pelo Futebol Americano

Anúncios
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: